Estudo mostra que SMS é o meio mais usado por empresas para comunicação com clientes
Uma nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel constatou que os usuários brasileiros do WhatsApp querem conversar com as empresas, porém 38% deles podem abandonar o aplicativo se receberem spam. As empresas precisam ficar atentas a essa ameaça, caso não queira causar problemas.
Atualmente, o aplicativo está em 96% dos smartphones e quase a totalidade dos usuários (98%) declara que usa o app todo ou quase todo dia. Houve uma ligeira queda na presença do aplicativo em smartphones em relação ao estudo anterior (98%) e 24% afirmam que reduziram o seu uso. O uso de mensagens de voz caiu de janeiro do ano passado (97%) para este (87%).
Outro dado interessante: 70% das pessoas diz que deixaria de usar o aplicativo caso ele se tornasse pago, e apenas 14% afirmaram que não abandonariam o aplicativo em nenhuma circunstância, mesmo se começassem a receber spams ou se amigos passassem a usar outro serviço de mensagens.
Cada usuário brasileiro de smartphone tem em média 5,3 grupos de WhatsApp. O hábito é mais comum entre homens (5, 6 grupos) do que mulheres (4,9). Segundo o estudo, o brasileiro já se habituou em comunicar com empresas via aplicativo – cerca de 55% dos usuários o fazem. Mais do que os que se comunicam com empresas via Facebook Messenger (51%).
SMS: meio mais utilizado
De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobile Time e a Opinion Box, com o patrocínio da Infobip, empresa que opera uma plataforma própria de mensageria e comunicação, o SMS ainda é o meio mais utilizado para o envio de mensagens de marcas e empresas, mais do que para troca de mensagens pessoais.
Bancos e Seguradoras vêm utilizando o canal para envio de notificações automáticas a seus clientes. Segundo o levantamento, 51% dos internautas brasileiros recebem SMS todo dia ou quase todo dia. Foram ouvidos 2.007 internautas brasileiros com telefone celular. Confira a pesquisa completa aqui.